Oportunizar o aprofundamento dos estudos sobre as características do desenvolvimento psíquico de crianças portadoras de necessidades educativas especiais por conta de deficiência intelectual.

Oportunizar o aprofundamento dos estudos do processo ensino/aprendizagem específicos para essas crianças;

Desenvolver um estudo crítico e criativo dos métodos e técnicas de intervenção na Educação Especial e Inclusiva;

Tomar como objeto de reflexão constantemente os processos pedagógicos e seus resultados.

Estimular as práticas de pesquisa que permitam a reflexão e a produção de novos conhecimentos na área da Educação Especial, somando para o avanço das produções científicas locais e nacionais;

Atribuir o título de especialista em Educação Especial, através da formação de profissionais especializados na área;

PÚBLICO-ALVO

Este curso é destinado a profissionais graduados em qualquer curso de licenciatura, que enfrentam cotidianamente os desafios do processo pedagógico e lidam com alunos portadores de necessidades educativas especiais. Profissionais da psicologia também podem se beneficiar com as possibilidades de aprofundamento teórico-prático sobre as peculiaridades do desenvolvimento psíquico de crianças portadoras de necessidades educativas especiais que o curso oferece. Profissionais de equipes gestoras escolares também poderiam aproveitar o conteúdo do Curso para compreender que tipo de organização escolar favorece ou dificulta a efetivação da Educação Especial.

Mas independente da formação específica, o Curso é destinado a todas as pessoas que desejam se aprofundar seus conhecimentos na área da Educação Inclusiva e que sentem dificuldades quanto ao tempo, pois o curso será oferecido aos sábados, possibilitando a participação de trabalhadores que querem se atualizar, mas não podem e/ou não desejam deixar seus empregos.