Sidebar

 

O curso de Psicologia do Instituto Municipal de Ensino Superior de São Manuel foi aberto em 2008. Desde o início, tem sido construída e consolidada a proposta de propiciar uma formação abrangente, com a articulação entre o preparo teórico, o compromisso ético e a experiência prática, para o desenvolvimento de habilidades como sensibilidade, cuidado e reflexão crítica, para a atenção às singularidades de cada experiência de vida e aos diversos fatores sociais, culturais e históricos presentes em cada contexto, habilidades necessárias para uma prática profissional que visa a promoção de saúde psíquica. 

O curso tem tem como objetivo fornecer formação sobre diferentes perspectivas teóricas e possibilidades de atuação profissional, com o exercício contínuo de leitura, diálogo, reflexão e preparo ético.

            A abrangência da formação torna-se potencializada por como o curso de Psicologia do IMES-SM conta com a participação de docentes de diferentes abordagens teóricas, áreas de pesquisa e campos de atuação profissional. Psicologia Clínica, Psicologia Escolar, Psicologia Social e Comunitária, Psicologia Hospitalar, Orientação Profissional e Educação Sexual são alguns dos exemplos de áreas. Análise do Comportamento, Psicanálise, Fenomenologia e Psicologia Sócio-Histórica são algumas das teorias sobre as subjetividades e relações humanas estudadas no curso.

Os estágios acontecem desde o segundo ano e são uma importante oportunidade de aliar os conhecimentos teóricos aprendidos nas aulas com a observação, o planejamento e o desenvolvimento de atividades práticas.

            Para os atendimentos clínicos, contamos com o Centro de Psicologia Aplicada, que disponibilza atendimento psicológico gratuito para a população de São Manuel e outras cidades da região.

            O aprendizado sobre conhecimentos científicos; a compreensão sobre as múltiplas expressões dos fenômenos psicológicos; a formação sobre as diferentes perspectivas teóricas e possibilidades de atuação prática;  a reflexão e a análise sobre fatores sociais, culturais e históricos relacionados às experiências de indivíduos, famílias, grupos e instituições; o desenvolvimento de habilidades para o planejamento e a realização de intervenções; a construção e o fortalecimento de vínculos, de uma postura de escuta, sensibilidade e atenção às pessoas atendidas; assim como o compromisso com o preparo ético e a valorização do aprimoramento contínuo são elementos valorizados na trajetória do curso de Psicologia.

Contato para mais informações: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .