Sidebar

 

O Centro de Psicologia Aplicada (CPA) do Instituto Municipal de Ensino Superior de São Manuel (IMES-SM) é uma clínica escola ligado ao curso de Psicologia que iniciou seu funcionamento no ano de 2011. O serviço tem como finalidades principais a realização dos estágios clínicos pelos alunos do curso de Psicologia e a disponibilização de atendimento psicológico gratuito à população de São Manuel e Região. Os estágios são supervisionados por docentes do curso, professores especialistas, mestres e doutores, com a elaboração das áreas de estágio de forma integrada com as áreas de formação e pesquisa dos profissionais. Atualmente, os estágios desenvolvimentos no CPA são: Triagem, Clínica Comportamental e Cognitivista, Clínica Psicanalítica, Ludoterapia e Psicoterapia Breve.

            O público atendido pelo CPA envolve crianças, adolescentes, adultos, idosos e famílias. O acesso dos usuários ao serviço do CPA ocorre por busca espontânea de atendimento.

            As inscrições para os atendimentos são realizadas por meio de contato telefônico ou diretamente na recepção do CPA. Em um primeiro momento, é realizado o processo de triagem psicológica que envolve atendimentos que têm como objetivo propiciar a escuta às pessoas atendidas, assim como avaliar se serão necessários encaminhamentos e quais serão os encaminhamentos indicados. O processo de triagem abrange a realização de uma devolutiva para os usuários atendidos. 

            O espaço físico do CPA oferece um ambiente específico para os atendimentos que conta com recepção, sala dos estagiários, 3 salas de atendimento, sala de estudos e atendimento em grupo, banheiros, arquivo e cozinha.

            Os estágios desenvolvidos no CPA têm como objetivo a promoção de saúde psíquica, considerando como os processos psicoterápicos e demais estágios realizados podem contribuir para o desenvolvimento emocional e relacional. Como indicam as diretrizes curriculares do Curso de Psicologia, a formação tem entre os seus princípios e compromissos: “atuação em diferentes contextos, considerando as necessidades sociais e os direitos humanos, tendo em vista a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades” (MEC, 2011, p. 1).

           

CONTATO CPA – IMESSM

 

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

Oferecido por: Instituto Municipal de Ensino Superior de São Manuel – “Prof. Dr. Aldo Castaldi” – IMESSM

Endereço: Av. Lídia Monteiro de Almeida, nº 151, Distrito de Aparecida – São Manuel/SP.

 

Horário de funcionamento:

Segunda-feira: das 13h às 19h

Terça-feira: das 07h às 19h

Quarta-feira: das 07h às 19h

Quinta-feira: das 13h às 19h

Sexta-feira: das 07h às 13h

 

Responsável Técnica: Mona Macedo Lucena – CRP 06/117024

Secretária: Roseli Elisabete Naliato Garcia

Coordenação dos Estágios em Psicologia: Sandra Elena Sposito CRP

Coordenação do Curso de Psicologia: Eliandra Rizzi de Oliveira Macedo (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. )

 

 

Toda e qualquer informação a respeito dos serviços oferecidos pelo Centro de Psicologia Aplicada – IMESSM pode ser obtida através do telefone: (14) 3842-1120.