Sidebar

 

 

 

·         Conhecimento e criticidade;

·         Articulação entre fundamentação teórica, experiências práticas e compromisso ético;

·         Aprendizado sobre como diferentes perspectivas teóricas compreender as experiências e relações humanas;

·         Possibilidade de experiências de estágios em diferentes campos de atuação;

·         Participação e construção de eventos científicos e culturais;

·         Oportunidade de engajamento em um processo contínuo de diálogo, reflexão e aprofundamento sobre os temas de estudo e sobre as experiências práticas.

 

·         Promoção de saúde;

·         Desenvolvimento humano;

·         Relações humanas;

·         Avaliação psicológica;

·         Processos psicológicos como aprendizagem, memória, atenção, criatividade, afetividade, entre outros; 

·         Abordagens teóricas: Análise do Comportamento, Psicanálise, Fenomenologia, Psicologia Sócio-Histórica;

·         Interdisciplinaridade: Interlocução com campos como Filosofia, Sociologia, Antropologia, História, Biologia e Neurociências;

·         Embasamento teórico para possibilidades de atuação em Psicologia Clínica, Psicologia Escolar, Psicologia Social e Comunitária, Psicologia Hospitalar, Psicologia Organizacional, Orientação Profissional, Educação Sexual etc.

 

 

·         Serviços públicos em geral, como nos campos da Saúde e da Educação;

·         Escolas, hospitais, empresas e outras instituições;

·         Atendimentos psicoterápicos individuais e também para casais, famílias e diferentes grupos;

·         Processos de avaliação psicológica;

·         Processos de orientação psicológica.

 

 

1 – Pesquisas: visa formar pesquisadores acadêmicos, que deem sequência à graduação em cursos de pós-graduação stricto sensu, atuando diretamente na área da pesquisa e produção de conhecimentos em psicologia.

2 – Psicologia Clínica: prepara os profissionais para atual em consultórios, hospitais, empresas públicas e privadas, comunidades de bairro, escolas, indústrias, clubes e associações, comércios e consultórios particulares, dentre outras possibilidades que envolvam psicoterapia.

3 – Psicologia Escolar: prepara a atuação junto a outros profissionais da educação, realizando atividades psicopedagógicas que deem suporte à promoção de processos saudáveis de ensino-aprendizagem, de ambientação e integração escolar, junto a clientelas de diferentes características e possibilidades de convívio. Desenvolve trabalhos a fim de identificar e superar problemas pedagógicos, psicossociais e institucionais. Auxilia a implantação de metodologias de ensino que favoreçam a aprendizagem, fazendo estudos sobre a relação professor/ aluno.

4 – Psicologia Organizacional e do Trabalho: visa à realização de atividades de suporte psicológico em gerenciamento, instituições e organizações variadas, na promoção da qualidade vida e humanização nos processos de trabalho, das finalidades organizacionais e institucionais, além de trabalhos de suporte e orientação adequados para uma melhor escolha profissional e inserção consciente e responsável dos novos trabalhadores no mercado.

5 – Psicologia da Saúde: objetiva a atuação integrada a outros profissionais e áreas, na promoção da saúde psíquica e da qualidade de vida nas instituições de saúde pública em geral, e concorrendo para a manutenção ou restabelecimento do equilíbrio psicológico de pacientes e seus familiares. O psicólogo colabora no planejamento de políticas de saúde, auxilia na elaboração de programas preventivos e faz pesquisas sobre saúde mental da população.

6 – Psicologia Social e Comunitária: prioriza a promoção de atividades e intervenções que contribuam para um ambiente psicossocial saudável e íntegro, visando a promoção da qualidade de vida e da cidadania na comunidade; realiza planejamentos, executa e avalia programas comunitários de saúde, educação, trabalho, lazer e segurança.

 

 

 

 

 

·         Meu nome é Mírian Carolina Valente Ferreira, me formei em Psicologia no IMES em 2015. Estudar no IMES foi muito gratificante e proveitoso para mim. O curso é bem estruturado, abrange todas as disciplinas importantes na formação profissional da Psicologia e os professores e professoras são comprometidos e conhecem muito sobre os temas que ensinam. Apenas um ano após a conclusão dos meus estudos, consegui entrar num mestrado, o que demonstra que o curso nos prepara para que sigamos quaisquer que sejam nossos objetivos profissionais. Mas ter estudado no IMES não foi incrível apenas por esses motivos e sim por se tratar de uma faculdade acolhedora, compreensiva, calorosa, onde aprendemos, mais que tudo, a ter uma visão consciente e crítica do mundo onde vivemos. Mais do que me preparar para seguir a profissão de psicóloga, o IMES desempenhou um papel importante na minha preparação para a vida.

·         Meu nome é Natália Garcia, tenho 22 anos e conclui o curso de psicologia no ano de 2016, no Instituto Municipal de Ensino Superior de São Manuel. Foram 5 anos de muito estudo, no qual pude construir conhecimentos e também desconstruí-los. Durante o curso, aprendi a vislumbrar o ser humano através de vários prismas, seja psicanálise, comportamental, sócio-histórica, mas sobretudo, aprendi a compreender o ser humano como um ser único, singular, idiossincrático.  Aprendi nessa jornada o que significava a palavra subjetividade e o quanto essa palavra se ligava a multiplicidade. Aprendi a respeitar, a valorizar, a acolher, a compreender, a não julgar e, principalmente a escutar. Escutar as vozes que falam, que se calam e até mesmo as que não são ouvidas. Todas as aprendizagens só foram possíveis, mediante os/as professores/as que estiveram presentes comigo. Professores e professoras que deixaram suas marcas e me permitiu construir uma psicologia crítica, àquela que não exclui, que não julga e que vai a luta!

·         Meu nome é Letícia Stramandinoli, tenho 32 anos, e me formei em psicologia em 2016 no IMESSM. Foram cinco anos de estudo que me propiciaram uma experiência singular, me permitindo adquirir conhecimentos teóricos e ter uma nova visão de ser humano e de mundo, superando paradigmas, tabus e preconceitos através da reflexão crítica acerca do homem e sua natureza biopsicossocial. Além disso, tive a oportunidade de realizar estágios, nos quais pude colocar em prática o conteúdo teórico aprendido, e ter experiências muito especiais na área acadêmica, participando de simpósios e congressos. Enfim, foram cinco anos que me permitiram realizar um sonho: ser psicóloga!!

·         Meu nome é Jéssica da Silva Lopes da Penha, tenho 23 anos, me formei  em psicologia pelo IMESSM no ano de 2016. Estudar no IMESSM é unir o útil ao agradável, optei por essa instituição pelo fato de ser próxima da minha cidade e por oferecer o benefício que me auxiliou durante toda a graduação que é a bolsa de estudos oferecida através do programa “Escola da Família”. Além dessas questões o corpo docente é um dos principais pontos positivos, os professores são abertos a sugestões, dominam o conhecimento. Outro ponto positivo da instituição é a proximidade que nós alunos temos com o corpo docente e também com a coordenação do curso, de modo que qualquer problema, dificuldades e outras questões podem ser tratados em comum acordo. Me orgulho muito em ter sido aluna do IMESSM, pois foi através dele que pude descontruir e construir modos de enxergar a vida e seus diversos aspectos, foi através do IMESSM que pude realizar o sonho de me formar em psicologia. Obrigada IMESSM !!!