Sidebar

EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO ESCOLAR: PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS: 40H

PERÍODO OFERTADO: 16/03 A 06/04

Docente Responsável: Prof. Ms. Caio Cesar Portella Santos.

Conteúdo Programático: Perspectiva histórica e conceitual da evolução na educação especial. Documentos internacionais e legislação brasileira. Abrangência e pressuposto legais de educação especial no contexto político educacional brasileiro. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Conceituação de inclusão escolar. Princípios e fundamentos da inclusão escolar. Perspectiva histórica e conceitual da deficiência.  Aspectos necessários para promover a inclusão escolar. As necessidades educacionais especiais e as deficiências. Inclusão escolar e adequações curriculares.

Bibliografia

BRASIL. LEI n.º 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

________. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Resolução CNE/CEB nº. 02, de 11 de setembro de 2001. Ministério da Educação, 2001a.

________. Plano Nacional de Educação. Brasília: Senado Federal, UNESCO, 2001b.

________. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Ministério da Educação, 2008.

________. Secretaria Nacional dos Direitos Humanos. (1997) Declaração de Salamanca. 2 ed. Brasília: UNESCO.

GALLAGHER, J. Educação da Criança excepcional. São Paulo: Martins Fontes, 1991. LEVITT, S. Habilidades Básicas. Campinas: Papirus, 2000.

MATTOS, Edna A. de. Contribuições do estudo e proposta para o processo de inclusão do aluno com necessidades educacionais especiais - deficiente mental - na escola regular. São Paulo, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000.

MAZZOTTA, M.S. Educação Especial no Brasil: História e Políticas Públicas. São Paulo: Cortez, 1996.

STAINBACK, S & STAINBACK, W. Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999. BIANCHETTI, l. FREIRE, I. M. Um olhar sobre a diferença. 2a ed. Campinas: Papirus, 2000.